Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023
Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O RELATÓRIO FINAL
A Pró-Reitoria de Extensão Universitária e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lançam a Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023, para apoio a propostas que favoreçam a interação dialógica entre a UFBA e demais setores da sociedade, comunidades e territórios. Serão priorizadas propostas que contribuam para o processo de inserção curricular da extensão.
As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o cronograma expresso no item 7 desta chamada e deverão ter previsão de execução entre até 31 de julho de 2024. A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenação de Programas e Projetos (PROEXT), um/a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), um/a representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e dois/duas representantes estudantis nomeados/as pela Associação de Pós-Graduandos da UFBA (APG/UFBA).
1. Do/a proponente
Poderão submeter propostas estudantes de Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrados acadêmicos ou profissionais ou Doutorado) que atendam às seguintes condições:
- estejam regularmente matriculados/as em componentes curriculares de seus Cursos no semestre 2023.2 no momento da implementação (no caso das propostas aprovadas);
- apresentem anuência do/a orientador/a para realização da atividade;
- não estejam inadimplentes com a PROEXT ou PRPPG;
- não tenham vínculo empregatício ativo (excetuando pessoas que tenham vínculo, mas estejam em afastamento sem vencimentos. Professores/as substitutos/as e REDA não caracterizam vínculo empregatício).
ATENÇÃO: os documentos comprobatórios devem ser enviados no momento da implementação das propostas contempladas.
2. Das propostas
2.1. Requisitos:
- Poderão ser apoiadas propostas de atividades de extensão que demonstrem relação direta com a pesquisa desenvolvida pelo/a estudante de pós-graduação proponente;
- A propostas devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de propostas disponível aqui;
- As propostas devem ter previsão de execução até 31 de julho de 2024.
2.2. Serão aceitas propostas de ações e/ou atividades extensionistas nas seguintes modalidades:
- formação, incluídos cursos de curta duração, workshops, oficinas e residências artísticas, envolvendo comunidades, territórios e/ou público de outros setores da sociedade;
- eventos, feiras e mostras de caráter extensionista;
- produção e difusão de atividades artísticas e culturais;
- publicações resultantes de propostas extensionistas e divulgação científica;
- organização de inventários, levantamento de dados, trabalho de campo, realização de mapeamentos para constituir acervos, arquivos e/ou documentários, catálogos, cartilhas que versem sobre personalidades, territórios e/ou comunidades e/ou outros setores da sociedade;
- custeio para pessoas convidadas para a realização de ações extensionistas, artísticas e culturais na UFBA;
- outras ações extensionistas, não previstas acima, que estejam vinculadas ao Quesito 3 (Impacto na Sociedade) da ficha de avaliação da CAPES na respectiva área.
2.3. Serão priorizadas as propostas que:
- contribuam para a inserção curricular da extensão;
- sejam apresentadas por proponentes autodeclaradas/os pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, transgêneros, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes.
2.4. Documentos necessários para submissão de proposta:
1. Carta de solicitação em nome da/o responsável pela organização da proposta, especificando os recursos necessários para sua realização e os espaços em que as ações ocorrerão, bem como a vinculação, se houver, a Grupos de Pesquisa, Sociedades Científicas e/ou Entidades;
2. Proposta de atividade com a descrição quanto ao seu caráter acadêmico/cultural, pessoas convidadas e público-alvo, elaborada de acordo com o modelo (clique aqui);
3. Orçamento total do projeto, discriminando outras fontes de apoio, quando houver;
4. Quando for o caso, autodeclaração de estudantes inscritas/os no Cadastro Geral da PROAE ou de estudantes indígenas, quilombolas, refugiadas/os, transgêneros e travestis e/ou pessoas com deficiência.
3. Modalidades de apoio
Custeio de até R$3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. Não serão considerados itens de investimento, como a compra de equipamentos, e/ou pagamento de cachês ou auxílio ao/à proponente, ressalvados os reembolsos de pequenos custos de produção. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e devem ser aplicadas para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas.
4. Documentos necessários para implementação das propostas contempladas (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)
1. Carta de anuência do orientador;
2. Comprovante de matrícula 2023.2;
3. Cópia do RG;
4. Cópia do CPF;
5. Comprovante de residência;
6. Comprovante de dados bancários (conta corrente);
7. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudante.
5. Relatório de atividades
1. Deve ser elaborado em formulário específico;
2. Deve conter análise da atividade;
3. Deve explicitar as dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);
4. Deve anexar cópias dos recibos de todos os gastos realizados na atividade;
5. Deve ser entregue em até 30 (trinta) dias após a vigência da proposta;
6. Deve ser enviado com uma anuência do/a orientador/a;
7. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência da/o proponente e orientador/a com a PROEXT e impedirá de concorrer em chamadas e editais desta pró-reitoria até o final do ano subsequente.
6. Disposições gerais
Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).
7. Cronograma
15/09 – Divulgação da chamada
20/09 – PROEXT Explica
até 02/10 – Recebimento das propostas
09/10 – Divulgação do resultado preliminar
11/10 – Pedidos de recurso (clique aqui para enviar seu pedido de recurso)
13/10 – Divulgação do resultado final
20/10 – Apresentação dos documentos para implementação
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA SUBMISSÃO
Rotina do processo
a) Estudante
1. Envia as propostas (elaboradas a partir do formulário disponível aqui), segundo o cronograma, no formulário específico (clique aqui para realizar a submissão);
2. Entrega dos documentos para implementação, em caso de aprovação (clique aqui para enviar);
3. Realiza a atividade e arquiva os comprovantes de pagamento;
4. Entrega o relatório de atividades e prestação de contas, de acordo com o modelo (clique aqui para baixar o formulário), até 30 dias após a vigência da proposta.
b) Orientador/a
1. Envia as cartas de anuência para a implementação das propostas dos/as seus/suas orientados/as;
2. Registra as ações de extensão no SIATEX.
c) PROEXT
1. Recebe as propostas, segundo calendário;
2. Habilita as propostas de acordo com os documentos e requisitos da chamada;
3. Convoca a Comissão para análise e seleção das propostas;
4. Publica a relação das propostas selecionadas (resultado preliminar) no site da PROEXT;
5. Analisa os recursos;
6. Divulga o resultado final;
7. Recebe os documentos para implementação da proposta;
8. Encaminha o pagamento do apoio concedido;
9. Recebe, analisa e aprova o relatório de atividades e prestação de contas.