Xica da Silva em cópia restaurada será exibido nesta terça (18/11)

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Projeto Cinemas em Rede exibe um clássico do cinema brasileiro, de 1976, recentemente restaurado pela Cinemateca Brasileira. O filme “Xica da Silva” será exibido nesta terça-feira (18/11), às 19h, na SaladeArte Cinema da UFBA, localizada no PAC/Canela. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Dirigido por Caca Diegues, o longa-metragem foi premiado como: Melhor filme, Melhor direção e Melhor atriz para Zezé Motta no Festival de Brasília, em 1976, Brasília – DF; Melhor filme, Melhor diretor e Melhor atriz para Zezé Motta, no Prêmio Air France de Cinema, em 1976, Rio de Janeiro; Melhor atriz e Melhor montagem no Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1977; e Prêmio Coruja de Ouro, 1976, do INC - Instituto Nacional de Cinema de Melhor atriz para Zezé Motta, Melhor atriz coadjuvante para Elke Maravilha, Melhor fotografia e Melhor coreografia.

O longa-metragem foi restaurado na 2ª edição do edital do Programa de Restauro Cinemateca Brasileira/Petrobras, em 2010. De acordo com o diretor, Cacá Diegues: “a restauração desse filme, exatamente 35 anos depois de seu lançamento, é um presente que recebo como uma homenagem a todos que nele trabalharam”.

Sinopse

Segunda metade do século XVIII. Xica da Silva (Zezé Motta) era uma escrava que, após seduzir o milionário João Fernandes (Walmor Chagas), se tornou uma dama na sociedade de Diamantina. Ela passou a promover luxuosas festas e banquetes, algumas contando com a exibição de grupos de teatro europeus. Sua ostentação fez com que sua fama chegasse até a corte portuguesa.

FICHA TÉCNICA:

Filme Brasileiro / Ficção

Original em 35mm, COR, 114min

J.B. Produções Cinematográficas Ltda.; Distrifilmes Ltda.

Companhia co-produtora: Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Direção:

Rodolfo Arena

José Wilker

Sobre o Projeto Cinemas em Rede

O Projeto Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quatro Instituições participam desta fase piloto do Projeto: a UFRGS (Cinema Universitário- Sala Redenção); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes -ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA) e a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema. Na UFBA, o projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext) e conta com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA e do Grupo Sala de Arte.

Confira notícias sobre a restauração do filme:

ANCINE: http://www.ancine.gov.br/espaco-usuario/noticias/cinemateca-brasileira-restaura-filme-xica-da-silva

Ministério da Cultura: http://tinyurl.com/mdm4rld

Produtora Cacá Diegues: http://www.carlosdiegues.com.br/destaques_integra.asp?idA=125