UFBA lança a Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura

Share/Save

 

A UFBA irá lançar a Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura em solenidade no salão nobre da reitoria, na sexta-feira, 10 de maio, às 17h. Além da participação do homenageado, que fará uma saudação e discurso após o anúncio da cátedra, uma aula-show com José Miguel Wisnik, pianista, compositor e professor aposentado da Universidade de São Paulo, completa o espetáculo. O reitor Paulo Miguez será o anfitrião do evento, que contará também com apresentações musicais de grupos da UFBA. A cerimônia terá transmissão em tempo real no canal do youtube da TV UFBA.



Um dos principais nomes da música e da cultura brasileira em atividade, Gilberto Gil retorna à UFBA, onde formou-se em Administração em 1964, como patrono da cátedra que irá estimular atividades e reflexões no campo da cultura, em especial nas áreas de gestão, produção, curadoria e políticas e organizações culturais.



A escolha de Gilberto Gil para nomear e ser homenageado por meio da cátedra foi motivada pelo seu alcance nacional e internacional, e por sua incontestável contribuição ao desenvolvimento do campo da cultura, cujo engajamento não se deu apenas como cantor, compositor e escritor, mas também como gestor, no papel de ministro da Cultura entre os anos de 2003 a 2008.



A conferência de José Miguel Wisnik trará emoção extra à noite, com reconhecida carreira na literatura e na música, ele tem livros de crítica musical, CDs e trilhas para cinema, teatro e dança. Tem canções interpretadas por Elza Soares, Maria Bethânia, Gal Costa, Ná Ozzetti, Jussara Silveira, Monica Salmaso, e parcerias com Chico Buarque, Caetano Veloso, Guinga, Luiz Tatit, Alice Ruiz, Marcelo Jeneci.



A Cátedra Gilberto Gil será vinculada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), ambos vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA.

 

Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.