Projeto contemplado pelo Edital PAEXDoc/PROEXT celebra Cultura no Alto das Pombas.

Acontece neste sábado, 17.12, o 1º Cortejo Cultural do Alto das Pombas, uma das ações previstas no Griô: Memória, Cultura e Arte na Comunidade do Alto das Pombas  projeto contemplado em 2016 pelo Edital PAEXDoc da PROEXT.

A ideia do projeto surgiu da necessidade do diálogo entre o conhecimento produzido na Universidade e os saberes populares tradicionais presentes na Comunidade. Desde 2011, é coordenado pelo Grupo Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação, vinculado à FACED/UFBA, integrando ensino-pesquisa-extensão na área de culturas populares e africanidades, no intuito de reforçar as ações nestas áreas temáticas.

Nesse sentido, o Griô: Memória, Cultura e Arte na Comunidade do Alto das Pombas tem construído em conjunto com as lideranças e movimentos sociais da Comunidade do Alto das Pombas, bairro da região central da cidade de Salvador, ações de caráter interdisciplinar no âmbito da educação, memória, cultura e artes em geral, envolvendo crianças, jovens e adultos da comunidade. Essas ações têm caráter permanente, visam constituir espaços de educação e formação buscando a cidadania, direitos sociais, cooperação e solidariedade entre os sujeitos participantes; e são construídas em parceria com o Instituto Fatumbi – ONG formada por moradores da comunidade.

O projeto, apoiado pela Pró Reitoria de Extensão da UFBA (Edital PAEXDoc 2016), realiza oficinas de arte e cultura (samba, capoeira, dança, teatro, artes plásticas, etc…), cursos de formação (nas áreas de informática, fotografia, produção de vídeos, criação literária, contação de histórias, artesanato) entre outras atividades.

1º Cortejo Cultural do Alto das Pombas é a culminância dessas ações. Tendo como tema Memória e Africanidade, busca dar visibilidade às oficinas e ações realizadas pelo projeto, bem como criar espaços de socialização e integração junto à comunidade do bairro do Alto das Pombas. O cortejo sairá da frente do cemitério do Campo Santo, com percussão, dança, capoeira, ala dos mascarados, entre outras atrações, percorrendo as ruas do bairro e chamando a população para participar. O encerramento será com o Grupo Botequim que fará a sua tradicional roda de samba no Largo em frente ao Posto de Saúde.

Serviço:

O quê: 1º Cortejo Cultural do Alto das Pombas

Onde: Concentração em frente ao Campo Santo (Posto de Gasolina)

Quando: Sábado, 17/12, às 15 horas.