PROEXT DIVULGA | Encontro Multidisciplinar De Sensibilização À Fibrose Cística

ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR DE SENSIBILIZAÇÃO À FIBROSE CÍSTICA

Como parte das atividades do projeto de extensão intitulado REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA: UM OLHAR SOBRE A FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA, será realizado na próxima sexta 27/09/2019, das 8 às 12h o Encontro de Sensibilização à Fibrose Cística, voltado para familiares, profissionais e estudantes da saúde. No período da tarde, ocorrerá o Workshop: Fibrose Cística – Atualizações e Cuidados, voltado para fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia. Os eventos ocorrerão no auditório do 4º andar do Instituto de Ciências da Saúde.

A fibrose cística (FC) é uma doença de herança autossômica recessiva com acometimento multissistêmico (sistema respiratório, gastrintestinal, hepático e genitourinário), complexa e de caráter progressivo. O número de registros e de seguimentos vem crescendo anualmente e a Bahia responde por um total de 9,7% dos casos, ocupando a 4ª posição no ranking nacional. A intervenção precoce altera significativamente a expectativa de vida dos pacientes e nesta perspectiva, o acompanhamento regular das crianças é de fundamental importância.

O Complexo HUPES é um dos centros de referência no tratamento da Fibrose Cística, com importante atuação na assistência e desenvolvimento de pesquisas.

Considerando a relevância da no âmbito da saúde pública, com impacto biológico, social e econômico, a sensibilização da sociedade e dos profissionais é fundamental para a promoção do cuidado qualificado.

Serviço:
O quê: Encontro Multidisciplinar De Sensibilização À Fibrose Cística