PROEXT DIVULGA | Curso de Extensão “O cuidado de si | 2019”

Inicia-se no próximo sábado, 16 de março, mais uma edição do Curso de Extensão O cuidado de si.

A atividade é aberta ao público em geral, interessado no autoconhecimento e na ampliação da formação cultural e humanística, sem qualquer exigência de escolaridade. No entanto, é especialmente recomendado aos profissionais de Educação, Saúde, Serviço Social, Psicologia e outras ocupações que lidam com pessoas e grupos. Estudantes serão muito bem-vindos.

As aulas acontecerão no PAC-Pavilhão de Aulas do Canela (sala 206 do prédio do Cinema da UFBA, ao lado da Faculdade de Educação da UFBA), uma vez por mês e sempre aos sábados, das 9 às 17:30h.

O cronograma completo do curso é: 13 de abril, 18 de maio, 15 de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, 23 de novembro e 7 de dezembro.

As inscrições encontram-se abertas mediante o pagamento da primeira mensalidade (R$250,00 com almoço incluído) no Banco do Brasil, através de GRU-Guia de Recolhimento da União. Solicite uma guia (informando nome completo, CPF e telefone) através do email: humano@ufba.br ou pelo WhatsApp 71-98838-9234. A UFBA certificará os participantes que obtiverem um mínimo de 75% de frequência.

O curso O cuidado de si  representa uma nova etapa nas atividades de extensão que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos onze anos pelo professor Geraldo Ramos Soares, durante os quais foram realizados na UFBA os cursos de extensão Educando Educadores, Sociologia da Solidariedade e Desenvolvimento Humano e Healing, que  introduziram no ambiente acadêmico o trabalho de Healing desenvolvido por Isis Pristed (www.healingisispristed.com). Eles promoveram o diálogo entre os saberes científicos e humanísticos elaborados no âmbito da universidade e os conhecimentos produzidos fora das instituições acadêmicas, fomentando uma saudável “ecologia de saberes”, conceito criado pelo pensador português Boaventura Sousa Santos que propõe  uma forma de extensão ao contrário, isto é, de fora da universidade para dentro da universidade, trazendo modalidades de saber que dialoguem proveitosamente com o conhecimento científico, buscando o enriquecimento da práxis pedagógica, com base em uma visão que consagre a existência humana, em suas múltiplas expressões. O Healing é um desses saberes. Trata-se de um conhecimento ancestral que abrange um conjunto de práticas que viabiliza o contato do homem consigo mesmo, visando o seu crescimento e a integração das suas diversas dimensões.

Serviço:

O quê: Curso de Extensão O cuidado de si

Quando: Início no dia 16 de março, sábado, das 9 às 17:30h

Onde: PAC-Pavilhão de Aulas do Canela (sala 206 do prédio do Cinema da UFBA, ao lado da Faculdade de Educação da UFBA)