PROEXT DIVULGA| Café Científico Salvador | Computação e Literatura: podemos gerar poesia pela mineração de versos?

Share/Save
Descrição: 

Computação e Literatura: podemos gerar poesia pela mineração de versos?

Um computador poderia escrever poemas minerando versos de uma obra literária. Projeto desenvolvido na UEFS explora essa possibilidade, como um caminho tanto de pesquisa quanto de inovação.

Nesta edição do Café Científico Salvador, será possível conversar sobre estes desenvolvimentos, que, como é comum na ciência, abrem novas possibilidades, por vezes insuspeitas, para a nossa experiência.

Enquanto a poesia é um gênero literário marcado pela presença de diversos paralelismos rítmicos, fonéticos, sintáticos e semânticos, a prosa literária, certamente não é caracterizada por estes recursos. Porém, Guilherme de Almeida e Augusto de Campos são alguns dos pioneiros que encontraram estruturas métricas de versificação na prosa, analisando de forma manual a obra literária Os Sertões, de Euclides da Cunha. Sob uma perspectiva de Humanidades Digitais, foi desenvolvido o MIVES, uma ferramenta computacional inédita para escansão computacional de versos em prosa da língua portuguesa, automatizando, acelerando e ampliando a tarefa de mineração desses padrões em diversas obras literárias. Para além disso, pôde-se explorar também a geração automática de poemas a partir destas estruturas métricas, desenvolvendo o PROPOE, capaz de organizar automaticamente sentenças métricas em versos, estrofes e poemas, pela otimização de critérios rítmicos. Desta forma, parte-se de uma obra literária, identifica-se versos e escreve-se poemas com o auxílio do computador.

O tema será exposto pelo Prof. Angelo Conrado Loula (Departamento de Ciências Exatas/UEFS).

Café Científico Salvador é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), pela LDM - Livraria Multicampi (http://ldmcultural.blogspot.com.br/), com o apoio do Mercadão CC e em parceria com o Projeto Ciência na Rua (http://ciencianarua.net/).

O Café Científico é um ambiente em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais.

Além disso, a atividade oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.

Para mais informações, ligue 71 3283-6568.

 

Compareça!

 

Serviço: 

O quê: Café Científico Salvador | Computação e Literatura: podemos gerar poesia pela mineração de versos?

Quando: 10 de maio, sexta-feira, às 18:30h

Onde: Mercadão CC, Rua Guedes Cabral, 20, Rio Vermelho, Salvador-BA, quase em frente à Paróquia de Sant’Ana

ENTRADA FRANCA

 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.