Notícia

Cinemas em Rede | Vestidas de Noiva

Tags: 
Descrição: 

 

A sessão de agosto do Cinemas em Rede acontece dia 11, quinta feira, 19h.

O filme exibido será Vestidas de noiva (Brasil, 2015, 50'), documentário de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani
 
Após a exibição, haverá Debate em Rede com as diretoras Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani.
 
Vestidas de Noiva traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi . Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas. Vestidas de Noiva celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas.
 
O Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
 

Serviço: 

O quêCinemas em Rede. Exibição de Vestidas de noiva (Brasil, 2015, 50'), de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani.

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando11 de agosto, às 19h.

Entrada franca

 

AVISO | Documentos e demais objetos perdidos no Congresso da UFBA

Tags: 
Descrição: 

A Proext informa que os documentos e demais objetos perdidos durante o Congresso da UFBA podem ser retirados na sede da Proext, de segunda a sexta, das 9 às 17h.

Batguano | O arquétipo do herói moderno em ritmo cômico

Tags: 
Descrição: 

 

 

 

Batguano, o segundo longa de Tavinho Teixeira, e provavelmente a mais curiosa adaptação do Homem-Morcego feito para o Cinema, usa de um ritmo cômico e da caricatura que há nos grandes símbolos pop para construir uma reflexão ampla nos dois campos. A escala é abrangente, homenageia a Paramount e as graphic novels de Warren Ellis, coloca Andy Warhol e Caveira Vermelha na mesma mesa; e o escopo é denso, mergulha na verdade dos arquétipos para montar um panorama iconoclasta que vai além do homoafetivo recorrente atribuído a Batman e Robin.

Clique AQUI e leia a resenha completa de Gabriel Papaléo.

A exibição de Batguano (Brasil, 2014, 74') integra o Cinemas em Rede, atividade do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Programe-se: 

O quêCinemas em Rede. Exibição de Batguano (Brasil, 2014, 74'), de Tavinho Teixeira.

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando28 de julho, às 19h.

Entrada francaClassificação etária: 18 anos

 

Cinemas em Rede | Batguano

Tags: 
Descrição: 

A sessão do Cinemas em Rede de julho acontece dia 28, quinta feira, 19h.
 
O filme exibido será Batguano (Brasil, 2014, 74'), uma comédia dramática de Tavinho Teixeira, que também participa do elenco.
 
Em um futuro sombrio, a dupla inseparável Batman (Everaldo Pontes) e Robin (Tavinho Teixeira) mora em um trailer afastado. Repentistas punk-rock, eles constatam que o planeta Terra ficou pequeno demais para sua perfeição, genialidade e potência, e decidem encontrar seu lugar nas galáxias distantes.
 
Classificação etária: 18 anos.
 
O Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
 

Serviço: 

O quêCinemas em Rede. Exibição de Batguano (Brasil, 2014, 74'), de Tavinho Teixeira.

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando28 de julho, às 19h.

Entrada francaClassificação etária: 18 anos

 

Proext no Congresso da UFBA | Pontos críticos em extensão | Articulações desafiadoras: A produção audiovisual conectando a UFBA e os movimentos sociais

Tags: 
Descrição: 

Articulações desafiadoras: A produção audiovisual conectando a UFBA e os movimentos sociais 

Este é o tema da palestra que será apresentada pelo antropólogo Vincent Carelli, no dia 17 de julho, das 14 às 16 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

A ideia é abordar a produção criativa em audiovisual com dispositivos móveis como recurso de manifestação, afirmação, contestação e expressão de grupos comunitários, causas populares e defesa dos direitos civis, que pode estabelecer bases de cooperação entre universidade e movimentos sociais desafiadoras dos padrões de assimetria entre vida acadêmica e vida pública.

Vincent Carelli (Paris, 1953) é antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, criador do projeto Vídeo nas Aldeias(1987), que forma cineastas indígenas. Filho de pai brasileiro, o artista plástico Antonio Carelli, e de mãe francesa, ele nasceu em Paris e se mudou com 5 anos para São Paulo, onde estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Desde 1973 está envolvido com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil. Foi indigenista da Fundação Nacional do Índio. Foi jornalista e repórter fotográfico free-lancer das revistas Isto é, Repórter Três e do jornal Movimento. Foi também editor fotográfico e pesquisador do Projeto Povos Indígenas no Brasil do CEDI - Centro Ecumênico de Documentação e Informação (sucedido pelo Instituto Socioambiental). No final de 1979, fundou, com um grupo de antropólogos, o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), uma organização independente, sem fins lucrativos, destinada a apoiar projetos voltados aos indígenas. Foi Diretor do Programa de Índio da TV Universidade (co-produção do CTI com a UFMT).

Proext no Congresso da UFBA | Pontos críticos em extensão: Museus — museus de quê?

Tags: 
Descrição: 

Pontos críticos em extensão: Museus — museus de quê?

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) promove, no dia 17 de julho, às 14 horas, no auditório do Instituto de Geociências, a mesa Museus – museus de que?. A ideia é discutir a situação dos Museus da UFBA, a partir do debate sobre o papel dos acervos, coleções e arquivos de objetos e obras artísticas no contexto universitário, abordando a situação de institucionalização das iniciativas museológicas como desafio ao equilíbrio entre sua missão de espaços de produção de conhecimento articulador entre pesquisa, ensino, extensão e sua autonomia de gestão enquanto equipamentos culturais públicos.

A professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP, Cristina Freire, é uma das convidadas pra debater o tema e trazer sua experiência na curadoria de um dos mais relevantes museus da América Latina.

 

Cristina Freire é Professora Titular e Curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. É docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Coordenadora do GEACC – Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu – CNPq. Vice Diretora do MAC USP (2010-2014). Sua produção acadêmica inclui textos em publicações nacionais e internacionais e os livros: Além dos Mapas: Monumentos no Imaginário Urbano Contemporâneo (ed. Annablume, 1997); Poéticas do Processo. Arte Conceitual no Museu (ed. Iluminuras, 1999); Arte Conceitual, (ed. Jorge Zahar Editor, 2006); Paulo Bruscky. Arte, Arquivo e Utopia (ed. CEPE, 2007); Walter Zanini: Escrituras Críticas (ed. Annablume/MAC USP, 2013), entre outros. 

PROEXT DIVULGA | IV Encontro com o Observatório da Pacificação Social

Tags: 
Descrição: 

 

Dia 02 de junho, às 18:30h, na Faculdade de Direito da UFBA.

Confira a programação completa AQUI.

Cinemas em Rede | Invasores

Tags: 
Descrição: 

 

A sessão do Cinemas em Rede de junho acontece dia 09, quinta feira.

Desta vez, o filme exibido será Invasores (Marcelo Toledo, 2016). Um filme que trata de preconceitos contra imigrantes e da persistência nossa de cada dia. 

Boliviana morando em São Paulo, Claudia tem um grande sonho: ingressar na faculdade de música da USP. Já que não possui nenhum instrumento musical em casa, contará com a ajuda de seu namorado e de sua persistência. 

Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

 

Serviço: 

O quêCinemas em Rede. Exibição de Invasores (Marcelo Toledo, 2016).

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando: 09 de junho, às 19h.

Entrada franca.

 

 

 

 

 

 

 

 

PROEXT DIVULGA | Curso de Educação e Sustentabilidade

Tags: 
Descrição: 

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de Educação e Sustentabilidade. O curso visa a estudar o papel do educador e sua preparação para integrar os diversos ecossistemas (físico-mental, social e político) necessários à construção de uma sustentabilidade pedagógica. Nesse grupo, o trabalho se estenderá à discussão de aspectos de ajuda nos processos de Bullying em sala de aula

De acordo com a coordenadora, professora, Hilda Maria Ferreira Amitay, as vivências teórico-práticas promoverão o contato humano consigo e com o outro. 

 

Inscrições na Faculdade de Educação, Setor de Contabilidade (com Renato), a partir do dia 30 de maio de 2016.

R$ 50,00 por semestre, pagos no ato da matrícula.

Informações: (71) 3248-0431 (à noite) 9153-5046 /  3283-7253 ou hildaamitay@ig.com.br.

 

Serviço

O QuêCurso de Educação e Sustentabilidade

Quando: De 14 de julho a 20 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 7h às 10h40min.

OndePavilhão de Aulas do Canela (PAC), no campus do Vale do Canela, ao lado da Faculdade de Educação, sala 303,

 

Páginas