Cinema da UFBA

Chamada Cinema da UFBA: Resultado 2024.1

Descrição: 
 
 
A Pró-Reitoria de Extensão informa o resultado da chamada para a utilização do Cinema da UFBA para realização de atividades acadêmicas.
 
As propostas foram selecionadas de acordo com o calendário de chamadas, sendo priorizadas as atividades cuja realização dependa dos recursos disponíveis exclusivamente no Cinema da UFBA, observando-se os critérios de abrangência das articulações (interdepartamentais, interinstitucionais e intersetoriais, etc.) envolvidas na proposta, e de alcance de público.
 

Cinema da UFBA - Chamada Reaberta

Descrição: 

 

A Pró-Reitoria de Extensão informa que está reaberta a chamada para utilização da Sala de Cinema da UFBA para atividades acadêmicas.
 
As propostas serão selecionadas de acordo com o calendário de chamadas, sendo priorizadas as atividades cuja realização dependa dos recursos disponíveis exclusivamente no Cinema da UFBA, observando-se os critérios de abrangência das articulações (interdepartamentais, interinstitucionais e intersetoriais, etc.) envolvidas na proposta, e de alcance de público.
 
A Chamada está aberta para novas propostas até o dia 22 de Setembro.
 
 
 

Projeto Sessão Aberta de Cinema faz exibição especial no mês de conscientização sobre o autismo

Descrição: 

 

Projeto Sessão Aberta de Cinema faz exibição especial no mês de conscientização dobre o autismo

 

 
No próximo sábado, dia 15 de abril, A Saladearte Cinema da UFBA recebe o projeto Sessão Aberta de Cinema, com uma atividade especial no mês de conscientização sobre o autismo.
 
Na programação, uma seleção de curtas-metragens de animação com temática ligada ao Transtorno do Espectro do Autismo e da convivência harmoniosa com as pessoas em suas diferentes características. A sessão vai contar também com atividades para as crianças no espaço coberto na entrada do Pavilhão de Aulas do Canela, onde fica o cinema.
 
A sessão do dia 15 de abril marca ainda o encerramento do projeto Sessão Aberta de Cinema. Por isso, contará com uma exposição reunindo fotos do período do projeto, de 2016 a 2020.
 
A Sessão Aberta de Cinema é uma atividade promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFBA) e Faculdade de Medicina da Bahia que exibe filmes para o público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais, isto é, pessoas mais sensíveis a ruídos, luzes e escuridão, como as que têm Transtorno do Espectro do Autismo.
 
Pensando nisso, essa é uma sessão de cinema em que as pessoas podem andar pela sala, sair e entrar durante a sessão, explorar os espaços do cinema e se manifestar livremente em relação ao filme ou em interação com outras pessoas, dançar, gritar, cantar. Com luzes parcialmente acesas e som em volume reduzido em comparação com sessões comerciais, cria-se um ambiente confortável para essas pessoas. Mas acompanhantes e pessoas sem essas necessidades especiais também são bem-vindas.
 
Sessão Aberta de Cinema
 
15 de abril de 2023, às 10h
 
Saladearte Cinema da UFBA, Vale do Canela, ao lado da Faculdade de Educação.
 
Programa: seleção de curtas-metragens de animação (desenhos animados), com classificação indicativa livre; duração aproximada: 90 minutos.
 
Entrada gratuita!
 

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena

Descrição: 

 

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena
 
No mês de novembro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena” conta com uma programação de filmes selecionada pelas curadoras Joana Brandão (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) e Olinda Muniz Wanderley (Pataxó Hã Hã Hãe/BA, cineasta e produtora) tendo como fio condutor as mulheres indígenas cineastas e produtoras de audiovisual. 
 
Seguindo o fio condutor da curadoria, esta edição do ciclo terá como convidadas as produtoras e diretoras indígenas Vanuza Bomfim (Pataxó/BA) e Marta Tipuici (Manoki/MS). Marta mora na aldeia Treze de Maio, na Terra Indígena Irantxe, município de Brasnorte-MT. Já morou em outros lugares, como Cuiabá, onde fez a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atuou como Agente de Saúde Indígena e atualmente é professora e articuladora da rede estadual de ensino do Mato Grosso. Uma das suas paixões é o trabalho com cinema e comunicação popular e indígena. Vanuzia possui graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Participação com co-diretoria do filme “A Força das Mulheres Pataxó de Barra Velha”. Atualmente cursando o Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
 
De acordo com as curadoras Joana Brandão e Olinda Muniz, “a participação das mulheres no audiovisual tem se fortalecido e, junto com ela, a viabilidade de narrativas sobre o universo das mulheres indígenas. Através das jovens cineastas, conhecemos as anciãs, mães e avós que conformam a vida na aldeia com seus saberes e fazeres, em culturas atravessadas pela compreensão de que a complementariedade nas agências de gênero mantém o bem-viver da comunidade”. A edição de novembro traz então algumas destas narrativas em que cineastas indígenas buscam apresentar as experiências, vivências e conhecimentos de outras mulheres indígenas, em uma relação intergeracional que envolve a transmissão de conhecimentos, da língua e memórias da história de cada povo.
 
Para fortalecer a presença feminina, o encontro contará ainda com a participação das convidadas Marcela Borela, docente do IFB Recanto das Emas IFB (campus voltado para a Produção Audiovisual) e Clarisse Alvarenga, professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde atua como membro permanente do Mestrado Profissional em Educação e Docência, coordenadora do Laboratório de Práticas Audiovisuais (Lapa) e subcoordenadora do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas.  
 
O debate com as cineastas será transmitido no dia 19/nov, às 19h, ao vivo pela página do Cinemas em Rede no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasemrede
 
 
FILMES DE NOVEMBRO:
A Força Das Mulheres Pataxós
Tecendo Nossos Caminhos
Mulheres Que Alimentam
Ayani Por Ayani
 

 

 

 

 

 

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena

Descrição: 

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena

No mês de outubro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena” conta com uma programação de filmes selecionados por um curador do grupo de pesquisas Poéticas Ameríndias, a partir da produção da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri), coletivo indígena de Mato Grosso do Sul que reúne jovens cineastas dos grupos Guarani-Kaiowa e Terena.

Além da disponibilização dos filmes, o ciclo promoverá até dezembro um debate mensal sobre o tema com realizadores indígenas, acompanhado de um mediador e convidados.

 

O debate com o cineasta e professor guarani-kaiowa Eliel Benites, fundador da Ascuri, será transmitido no dia 15/10, às 19h, ao vivo pela página do Cinemas em Rede no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasemrede

 

Eliel Benites é professor da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND-UFGD). Um dos fundadores da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri), é pedagogo, com vários anos de experiência no ensino intercultural indígena, além de realizador audiovisual e doutorando em Geografia na UFGD. 

 

O curador do mês é o jornalista e antropólogo Spensy Pimentel. Nos últimos dez anos, Pimentel produziu, com parceiros, diversos documentários junto aos Guarani-Kaiowa, como “Mbaraka, a Palavra que age” (2011) e “Monocultura da Fé” (2018). Ao mesmo tempo, acompanhou a emergência de uma produção audiovisual indígena em Mato Grosso do Sul, destacando-se, nesse contexto, os filmes da Ascuri.

 

O cineasta Leandro Saraiva, professor do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (USP), e a antropóloga e jornalista Tatiane Klein, do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta-USP), serão debatedores convidados.

 

Para mais informações, clique AQUI.

 

PROEXT informa o resultado da 1ª Etapa da Chamada para utilização do Cinema da UFBA 2020

Descrição: 

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) divulga o resultado da 1ª Etapa da Chamada para utilização do Cinema da UFBA 2020.
 
As propostas, nesta 1ª Etapa, foram recebidas até 13.02.20 através de formulário disponível em http://www.proext.ufba.br/cinema.
 
Essa chamada é direcionada para realização de atividades acadêmicas que requeiram a infraestrutura da sala, no período matutino (exceções podem ser aplicadas).
 
As propostas selecionadas obedeceram aos requisitos divulgados e devem estar de acordo com o calendário de chamadas, sendo priorizadas as atividades cuja realização dependa dos recursos disponíveis exclusivamente no Cinema da UFBA, observando-se os critérios de abrangência das articulações (interdepartamentais, interinstitucionais e intersetoriais, etc.) envolvidas na proposta, e de alcance de público.
 
Os responsáveis pelas propostas aprovadas devem entrar em contato com a equipe de cinema para realização dos testes, que devem ser realizados com antecedência mínima de 48 horas. Vale lembrar que o material a ser exibido deve ser disponibilizado com pelo menos 5 dias úteis de antecedência, em alta definição. 
 
O contato deve ser feito através dos e-mails: marketing.saladearte@gmail.com e marketing@saladearte.art.br.
 
Dúvidas sobre o resultado podem ser remetidas a proextcinema@ufba.br.
 
Para ver o resultado, clique AQUI.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sessão Aberta De Cinema De Janeiro Exibe Seleção de Curtas-metragens

Descrição: 

Nossa Sessão Aberta de Cinema deste mês será no dia 25 de janeiro, sábado da próxima semana.
Será exibida uma seleção de curtas-metragens que participaram da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis de 2002 a 2005.
 
Os curtas são:
1 O Espantalho, Alê Abreu, animação, 1998
2 Docinhos, Frederico Pinto e José Maia, animação, 2001
3 A Traça Teca, Diego M. Doimo, animação, 2002
4 Águas de Romanza, Glaucia Soares e Patrícia Baía, ficção, 2002
5 Gilda e Gilberto, Érica Valle, animação, 2003
6 A Velha a Fiar, Maurício Squarisi, Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, animação, 2003
7 Malasartes vai à feira, Eduardo Goldstein, ficção, 2004
8  Tampinha, João Batista Melo, ficção, 2004
9 O homem que bota ovo, Rafael Conde, ficção, 2004
A duração total do programa é de 93 min.
 
A Sessão Aberta de Cinema é uma atividade mensal promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext/UFBA) e Faculdade de Medicina da Bahia que exibe filmes para o público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais, preferencialmente animações (desenhos animados) de curta ou longa-metragem.
Pensando nisso, essa é uma sessão de cinema em que o público pode circular pela sala, entrando e saindo livremente. Com luzes parcialmente acesas e som abaixo do habitual, cria-se um ambiente confortável para essas pessoas. Mas as pessoas sem essas necessidades especiais também são bem-vindas.
O objetivo é acolher no ambiente do cinema quem habitualmente não frequenta as salas comerciais de cinema, em especial crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, por não se adaptarem às condições das projeções e por constrangimento sofrido por seus familiares. De modo complementar, o projeto visa promover o convívio entre autistas, portadores de outras limitações e pessoas consideradas sadias.
 
Serviço:
O quê: Sessão Aberta de Cinema | uma seleção de curtas-metragens que participaram da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis de 2002 a 2005.
Quando: 25 de janeiro, sábado, às 10 horas.
Onde: Cinema da UFBA (Vale do Canela).
Para quem: público em geral e pessoas com necessidades sensoriais especiais
 
 

Sessão Aberta De Cinema De Dezembro Exibe a Animação O Grinch

Descrição: 

 

Como a última semana deste mês é o período das festas de fim de ano, nossa Sessão Aberta de Cinema será no dia 14 de dezembro, sábado da próxima semana, às 10 horas, no Cinema da UFBA.
O filme escolhido é a animação O Grinch, de 2018, dirigida por Yarrow Cheney e Scott Mosier, com classificação indicativa livre e duração de 86 minutos. O filme é baseado em uma adaptação do clássico ‘Um conto de Natal’, de Charles Dickens, escrita pelo americano Dr. Seuss.
 
Resumo do filme:
O Grinch é um bicho verde, peludo e mal-humorado que odeia o Natal e vive em uma montanha perto de Quemlândia (Cidade dos Quem). A prefeita de Quemlândia decidiu fazer o Natal três vezes maior do que nos anos anteriores. Então o Grinch resolve estragar a festa dos vizinhos fingindo ser Papai Noel e roubando os presentes e as decorações da cidade inteira. Já a simpática menina Cindy Lou Quem planeja prender o Papai Noel e pedir a ele um presente muito especial para ajudar sua mãe, sobrecarregada com excesso de trabalho e que ainda tem de cuidar sozinha de Cindy Lou e de seus dois irmãos gêmeos.
 
A Sessão Aberta de Cinema é uma atividade mensal promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext/UFBA) e Faculdade de Medicina da Bahia (Prof. Lauro Porto) que exibe filmes para o público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais, preferencialmente animações (desenhos animados) de curta ou longa-metragem.
Pensando nisso, essa é uma sessão de cinema em que o público pode circular pela sala, entrando e saindo livremente. Com luzes parcialmente acesas e som abaixo do habitual, cria-se um ambiente confortável para essas pessoas. Mas as pessoas sem essas necessidades especiais também são bem-vindas.
 
O objetivo é acolher no ambiente do cinema quem habitualmente não frequenta as salas comerciais de cinema, em especial crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, por não se adaptarem às condições das projeções e por constrangimento sofrido por seus familiares. De modo complementar, o projeto visa promover o convívio entre autistas, portadores de outras limitações e pessoas consideradas sadias. 
 
  
Serviço:
O quê: Sessão Aberta de Cinema | Exibição da Animação O Grinch
Quando: 14 de dezembro, sábado, às 10 horas.
Onde: Cinema da UFBA (Vale do Canela).
Para quem: público em geral e pessoas com necessidades sensoriais especiais
 
 
 
 
 

Sessão Aberta De Cinema De Outubro Exibe Curtas-Metragens Nacionais

Descrição: 

 

A Sessão Aberta de Cinema acontece no dia 26 de outubro, sábado, às 10 horas, no Cinema da UFBA.
Neste Mês das Crianças e às vésperas do Dia das Bruxas, serão exibidos os curtas-metragens nacionais que compõem o DVD Curtas Infantis 1 da Programadora Brasil (2006-2013), programa estratégico da Secretaria do Audiovisual do extinto Ministério da Cultura, que teve como objetivo democratizar o acesso a filmes representativos da nossa cinematografia.
 
Os curtas, todos de animação (desenhos animados) e com classificação indicativa livre, são:
Isabel e o Cachorro Flautista
O Tamanho Que Não Cai Bem
Alma Carioca - Um Choro de Menino
Disfarce Explosivo
O Nordestino e o Toque de Sua Lamparina
Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?
Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas)
A duração total do programa é de 63 minutos
 
A Sessão Aberta de Cinema é uma atividade promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext/UFBA) e Faculdade de Medicina da Bahia (Prof. Lauro Porto) e, ocorrendo todo mês, exibe um filme ou curtas para o público infanto-juvenil portador de necessidades sensoriais especiais e que, por isso, encontram dificuldades no acesso e permanência em sessões de cinema convencionais.
 
Pensando nisso, essa é uma sessão de cinema em que o público poderá circular pela sala, entrando e saindo livremente. Com luzes parcialmente acesas e som abaixo do habitual, criou-se um ambiente confortável para pessoas com necessidades sensoriais especiais. Mas as pessoas sem essas necessidades especiais também são bem-vindas.
 
Serviço:
O quê: Sessão Aberta de Cinema | Exibição de Curtas-metragens nacionais
Quando: 26 de outubro, às 10 horas.
Onde: Cinema da UFBA (Vale do Canela).
Para quem: público em geral e pessoas com necessidades sensoriais especiais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cinemas em Rede de outubro exibe "Eleições"

Descrição: 

 

O Cinema da UFBA recebe no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, mais uma edição do Cinemas em Rede para exibir o filme Eleições, de Alice Riff.
 
A rotina do ensino médio da Escola Estadual Doutor Alarico da Silveira, localizada no centro de São Paulo, é alterada por conta das eleições do grêmio estudantil que se aproximam. Durante este período é possível identificar como as consequências do processo eleitoral afetam as relações entre os alunos, assim como as eleições presidenciais, em proporções bem maiores, conseguem alterar a atmosfera de um país.
 
Após a exibição, haverá um debate trasmitido com a diretora Alice Riff, em conexão com as salas de Cinema Universitário que fazem parte do projeto.
 
Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
 
 
Serviço:
O quê: Cinemas em Rede. Exibição do filme Eleições, de Alice Riff. Na sequência, debate com transmissão para todas as salas de Cinema Universitário que fazem parte do projeto.
Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador, BA
Quando: 17 de outubro, quinta-feira, às 19 horas
ENTRADA FRANCA
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Páginas