Cinemas em Rede | "A noite escura da alma"

Share/Save

A sessão de dezembro do Cinemas em Rede acontece dia 08, quinta feira, 18h, quando será exibido A noite escura da alma (Brasil, 2015, 92''), filme de Henrique Dantas, documentário experimental sobre o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia, com entrevistas realizadas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura local, através de uma linguagem performática para contar toda a história. 

A produção traz depoimentos do  ex-Ministro da Cultura, Juca Ferreira, da cineasta Lúcia Murat, do ex-Deputado Federal pela Bahia Emiliano José, do juiz Theodomiro dos Santos, condenado à pena de morte durante os anos do regime militar, do antropólogo e professor universitário Renato da Silveira, e de outros que revelaram de como sobreviveram à ditadura militar. Grande parte das entrevistas foi gravada no Forte do Barbalho, em Salvador, o maior centro de tortura da Bahia na época (hoje, importante centro de formação cultural) e traz relatos de prisões, perseguições e torturas vividas por esses personagens. Outros depoimentos foram gravados no Rio, em Minas e em Pernambuco. O documentário é, principalmente, sobre a resistência e sobrevivência aos tempos ruins.

Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

 

Serviço: 

O quêCinemas em Rede. Exibição de A noite escura da alma (Brasil, 2015, 92''), filme de Henrique Dantas.

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando08 de dezembro, às 18h.

ENTRADA FRANCA

 

 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.