Projeto | Documentários sobre violência policial - Debate no Cineclube Nanook

Share/Save

 

Documentários sobre violência policial são tema de debate no Cineclube Nanook

 

 

Com o tema Territórios Étnicos no Documentário, a 3ª sessão do IV Ciclo do Cineclube vai abordar documentários sobre violência policial

na Bahia e Rio de Janeiro.

 

O Cineclube Nanook promove no dia 26 de novembro, às 16h, pelo youtube, a terceira sessão do ciclo Territórios Étnicos no Documentário, que tem como tema as relações territoriais e étnico-raciais no contexto brasileiro, e o papel do audiovisual no tratamento dessa questão. Para essa sessão foram escolhidos dois curtas que abordam a questão da violência policial em dois estados: Bahia e Rio de Janeiro, respectivamente, Notícias de Uma Guerra Racial Subnotificada (REAJA, 2017, 14m23s) e Cada luto, uma luta (Ana Paula Oliveira e Victor Ribeiro, RJ, 2015, 19min).

 

 

Notícias de Uma Guerra Racial Subnotificada é um filme-panfleto, produzido pelo movimento Reaja ou será mort@, sobre o caso que ficou conhecido como Chacina do Cabula e é mais uma ação para pedir que o caso seja analisado pela Justiça Federal com a retomada do julgamento. O curta-documentário coloca em evidência a brutalidade policial e a seletividade do sistema de justiça criminal que tem o povo negro como alvo.

 

 

O segundo filme do debate é “Cada luto, uma luta”, um documentário sobre a luta de uma mãe por justiça, pela morte de seu filho Johnatha Oliveira, assassinado aos 19 anos por um policial da UPP de Manguinhos com um tiro nas costas. Dirigido por Ana Paula Oliveira e Victor Ribeiro, o curta é uma das ações do movimento Mães de Manguinhos, que atua no Rio de Janeiro e realiza o acolhimento das mães e familiares das vítimas da violência do Estado, assim como a luta por justiça e pelo fim da violência policial.

Para debater o tema e o filme, a mesa conta com a presença de duas importantes convidadas. Ana Paula Oliveira, mulher negra, moradora de Manguinhos (RJ), Pedagoga, mãe de vítima de violência do Estado, teve seu filho Johnatha assassinado pela polícia militar em 14 de maio de 2014, no Rio de Janeiro. A partir do caso, Ana Paula foi cofundadora e coordena hoje o Movimento Mães de Manguinhos (RJ) e integra o FSM (Fórum Social de Manguinhos). Ademais, também estará presente Lígia Bittencourt, estudante do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), militante da organização Reaja ou será mort@ (BA), uma articulação de movimentos e comunidades de negros e negras da capital e interior do estado da Bahia, articulada nacionalmente e com organizações que lutam contra a brutalidade policial, pela causa antiprisional e pela reparação aos familiares de vítimas do Estado.

A mediação da conversa será feita por Pedro de Alencar, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Mestre e Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é membro do LAF/Nanook, e sua pesquisa tem como foco a dimensão ética da articulação da imagem de violência policial racista no documentário e em outros espaços.

 

Notícias de Uma Guerra Racial Subnotificada (REAJA, 2017, 14m23s) e Cada luto, uma luta (Ana Paula Oliveira e Victor Ribeiro, RJ, 2015, 19 min).

 

Sábado, 26 de novembro, às 16 horas, no canal do LAF no Youtube: https://bit.ly/3b5ICpf

 

 

O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do LAF, um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do POSCOM/UFBA. Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia e demais integrantes do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.

 

Instagram: @Cineclubenanook

Facebook: /lafposcom

Youtube: https://bit.ly/3b5ICpf

Site do LAF: http://lafposcom.com.br

 

 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.