Proext divulga

Memorial da Medicina Brasileira da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA

Descrição: 

O Memorial da Medicina Brasileira da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA participa da 20ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM, que faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus celebrado no dia 18 de maio.

Evento 1 - Tema: Circuito Cultural da Saúde: o poder da criação de redes entre instituições culturais.

Numa roda de conversa, as participantes falarão sobre o projeto de formação de uma rede que prioriza a implementação de ações e atividades entre as três instituições, localizadas no Centro Histórico de Salvador-Ba, que têm em sua origem a prática do cuidar da saúde da população.

 

Participação:

Celeste Santos - Memorial da Medicina Brasileira

Simone da Invenção - Museu Nacional de Enfermagem do Cofen

Osvaldina Cézar - Museu da Misericórdia 

 

Dia 19 de maio de 2022, às 15 horas

YouTube.com/Memorial da Medicina Brasileira

Link de acesso: https://youtu.be/qhjYspTBAk8

 

 

 

Tema 2: O Memorial da Medicina Brasileira como aporte cultural, acadêmico e social para as/os estudantes bolsistas da UFBA.

As/o bolsistas conversarão sobre a contribuição recíproca através das atividades e projetos desenvolvidos no Memorial.

 

Participação das/o estudantes:

Ariane Nascimento – Medicina

Benedito Cirilo - Artes

Deyse Silva – Comunicação

Jéssica Nascimento – Psicologia

Lívia Santos - BI Humanidades

Rogilene Bispo – Direito

Mediação – Celeste Santos

 

Dia 19 de maio de 2022, às 19 horas

YouTube.com/Memorial da Medicina Brasileira

Link de acesso: https://youtu.be/JyzgpdlTh-s

 

IGEO | Ação de preservação e conservação das Dunas Costeiras de Salvador-BA

Descrição: 

 

Projeto de Extensão do Instituto de Geociências - IGEO da UFBA realiza ação de preservação e conservação das Dunas Costeiras de Salvador-BA

"Salve as Dunas", uma iniciativa que visa conscientizar a população acerca da necessidade de conservar e preservar as dunas da região costeira de Salvador-BA, será realizada amanhã, 09/04, a partir das 08:00, na praia de Stella Maris.

A atividade, que é idealizada pelo Projeto de Extensão OceanoSurf do Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG) vinculado ao  Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ocorrerá em parceria com Empresa Júnior de Oceanografia do IGEO/ UFBA Atlanticusej, Associação Brasileira de Oceanografia - Seção Nordeste e outras organizações da sociedade civil.

Aberta ao público e gratuita, "Salve as Dunas" busca também promover a divulgação científica e a educação ambiental, com apresentação de técnicas oceanográficas, coletas de resíduos e demais ações que contribuem para a preservação da praia e da restinga da região visitada.

O ponto de encontro será em frente ao antigo bar/restaurante do Alemão, localizado na Av. Beira mar, Transversal a Rua Monsenhor Francisco Paiva Marques. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar da ação.

 

 

4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia - COEED 2022

Descrição: 

"Em defesa da democracia, da diversidade, da educação pública com participação popular”

 

Consolidando o diálogo e participação social na definição das políticas educacionais, a COEED 2022 resulta do movimento de resistência de educadores e educadoras da Bahia. A Conferência Estadual é instância de avaliação do PEE-BA vigente, de elaboração do Plano subsequente e de formulação de subsídios para as Conferências Nacionais. Nessa direção, ante à celebração do Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, ao registro de 10 anos do FEEBA e, ao mesmo tempo, no contexto de agravamento da pandemia de Covid-19, a COEED 2022 dá relevo à luta EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA DIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA COM PARTICIPAÇÃO POPULAR, tema que se desdobra nos eixos temáticos da Conferência Estadual.

A Conferência Estadual ocorrerá de 07 e 08 de abril de 2022, em formato híbrido. Será precedida pelas Conferências Municipais que deverão ocorrer no período de agosto a novembro de 2021, de modo não presencial ou híbrido conforme orientações da autoridade de saúde de cada local, sendo organizadas pelo respectivo Fórum Municipal de Educação (FME). Os municípios que necessitarem, têm à disposição o documento ORIENTAÇÕES PARA A CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO e contam com o apoio da Rede de Fóruns mobilizada pelo FEEBA. Desse modo, a COEED se coloca como etapa preparatória da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), em junho de 2022 e da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em novembro de 2022.

Clique aqui para ver a programação (Folder da Programação GERAL COEED 2022)

 

 

Conheça o Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia/UFBA

Descrição: 

O Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, fundado há mais de quatro décadas, vinculado ao Departamento de Análises Bromatológicas, está envolvido no processo de integração da Universidade e Sociedade, atendendo às atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação, além de prestar serviços favoráveis à sociedade proporcionando assim condições necessárias para o controle de qualidade de alimentos.

A partir da década de 1970, o Laboratório de Bromatologia passou a realizar análises físico-químicas e microscópicas em alimentos, a fim de atender as exigências dos órgãos de fiscalização na produção de alimentos, associado ao aumento da demanda de solicitações por parte das empresas produtoras de alimentos e bebidas, iniciando assim a prestação de serviços através de atividades de Extensão.

Atualmente, o Laboratório de Bromatologia presta relevantes serviços no controle de qualidade de alimentos e bebidas, contribuindo, portanto, para a melhoria do controle de qualidade dos mesmos, provenientes de pequenos, médios e grandes produtores, frentes as exigências dos órgãos governamentais que estabelecem critérios e padrões de qualidade e identidade para alimentos. Oferece também palestras, cursos e treinamentos relacionados ao controle de qualidade físico-químico de alimentos e bebidas.

Os recursos capitados através dos serviços de extensão viabilizam a manutenção das atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, oferecimento do estágio modular IV e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), bem como no estágio final, além de suprir as necessidades referentes às pesquisas de iniciação científica de mestrado e doutorado. O Laboratório funciona sob a responsabilidade de professores qualificados e com apoio de profissionais com formação acadêmica na área de alimentos e técnicos de laboratório com experiência comprovada. Buscando melhorias em suas atividades, o Laboratório de Bromatologia implantou e implementou um Sistema de Gestão da Qualidade em atendimento aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, e assim conseguiu a acreditação (CRL 1042) concedida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) e Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (Portaria DAS Nº 343, de 18 de Setembro de 2014). Sendo o único laboratório credenciado ao MAPA e acreditado pela rede metrológica (Inmetro) , do nordeste, para análise físico-química de vinhos, vinagres e sucos, e ainda melhor localizado dentro da UFBA, que é uma instituição pública e de qualidade, com inclusão social, transparente, e sensível a todas as conquistas do seu corpo docente.

Visite o site do laboratório e saiba mais: http://www.bromatolab.far.ufba.br/

Coordenação: Maria Eugênia de Oliveira Mamede
Vice-coordenação: Marluy Pires Ramos
Secretária: Jaqueline Mendes dos Santos
Telefone: 71-3283-6959
 

       

       

   

Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades

Descrição: 

A Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades, com apoio da PROEXT/UFBA, divulga produções tecnológicas discentes oriundas de nossas ações. São mais dois curtas documentais trazendo histórias de vida de pessoas com deficiência.

Se inscrevam em nossos canais, curtam e compartilhem! Esperamos que gostem e utilizem como material didático!
Agradecemos o apoio de nossos parceiros: PROEXT/UFBA, do NEPAC e do Programa Corra pro Abraço / SJDHDS / Governo do Estado da Bahia.

A partir de março de 2022, a ACCS iniciará um novo trabalho com pessoas com deficiência em situação de rua. Vem novidades por aí! Caso tenha interesse saber nossas agendas, nos acompanhe pelo Instagram: @entrecuidados_ufba

MANU

Sinopse: “Mesmo não enxergando pelos olhos eu enxergo pelo coração e isso me dá muito orgulho”. Manu é uma pré-adolescente de 13 anos de idade. Cega congênita, neste curta documental, ela nos conta um pouco da sua trajetória de vida, seu gosto e aptidão para música, suas experiências no palco e como lida com o preconceito e a falta de descrença de algumas pessoas na sua capacidade de realizar o que quiser.

Roteiro: Amanda Gomes, Manuel Leoncio, Naraci Souza, Natália Reis e Tatiele Silva.
Captação de imagem: Amanda Gomes
Edição: Coletivo MAPÉ consultoria
Coordenação/Orientação: Edgilson Tavares de Araújo
Entrevistada: Manuela Dourado
Trilha sonora: Timeless-Slender Beats
Duração: 08min e 1s
País de origem: Brasil
Ano de produção: 2021

Versão legendada em português:

 

ESSE CORPO É O QUE NOS PERTENCE

Sinopse: Narrativas que norteiam o debate sobre a corponormatividade de pessoas com deficiência contrapondo a história de vida de duas mulheres com deficiência e a representatividade dos seus corpos.

Roteiro: Catarina Brito, Iasmin Barreto, José Silva, Kátia Maria, Luan Santos e Nadja Ferreira.
Edição: Coletivo MAPÉ consultoria
Coordenação/Orientação: Edgilson Tavares de Araújo
Entrevistadas: Adriane Morais e Priscilla Isabel.
Trilha sonora: Timeless-Slender Beats
Duração: 4min22seg
País de origem: Brasil
Ano de produção: 2021

Versão legendada em português:

Versão com audiodescrição:

https://www.youtube.com/watch?v=LgceyVsRoK8

 

Essa produção tecnológica foi desenvolvida na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades da UFBA, no semestre de 2021.2.

Considerando as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, este filme foi realizado seguindo normas de segurança sanitária e, por isso, as cenas foram realizadas por meio da plataforma Google Meet.

 

 

 

CEMJ | Capacitação de Jovens Ativistas

Descrição: 

A Capacitação de Jovens Ativistas pelo Trabalho Decente é um projeto do Centro de Estudos e Memórias da Juventude, executado emparceria com a Secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes e a Universidade Federal da Bahia, que visa promover a capacitação de ao menos mil jovens baianos sobre os conteúdos e as temáticas prioritárias da AgendaBahia do Trabalho Decente (ABTD).

Acesse o site oficial e saiba como se inscrever: https://trabalhodecente.cemj.org.br/

 

      

  

Ciclo de debates sobre capoeira

Descrição: 

Durante o Congresso da UFBA 75 anos, o Forpop - Fórum de Artes e Tradições Populares da UFBA realizará mais um ciclo de debates sobre capoeira, envolvendo pesquisadores(as), mestres e mestras populares. 

As mesas poderão ser assistidas através do canal: https://www.youtube.com/TVUFBA

Confira a programação:

 

 

06/12 (segunda) - 19:30 às 21:00

CAPOEIRA, POLÍTICAS CULTURAIS E SALVAGUARDA

Daniele Canedo

Alice Lacerda

Mestre Neuber Costa

Mestre Luiz Renato Vieira

Mestre Duda Carvalho

Mestre Paulão Kikongo

Contramestre Paulo Magalhães (mediação)

 

07/12 (terça) - 19:30 às 21:00

CAPOEIRA, EDUCAÇÃO SOCIAL E GÊNERO

Mestre Roxinho

Mestra Dandara Baldez

Contramestra Lilu Pimenta

Contramestra Érida Ferreira

Naiara Aguilera (Mediação)

 

08/12 (quarta) - 19:30 às 21:00

CAPOEIRA, CULTURA POPULAR E EXPERIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE

Pedro Abib

Maria Cecília

Contramestre Leandro Accordi

Bruno Abrahão

 

09/12 (quinta) - 19:30 às 21:00

CAPOEIRA, MÚSICA, CORPO E EXPRESSÃO

Guilherme Bertissolo

Mestra Lara Rodrigues

Lia Sfoggia

Gabriela Santana

 

10/12 (sexta) - 19:30 às 21:00

CAPOEIRA E AFRICANIDADES

Mestra Janja Araújo

Eduardo Oliveira

Mestre Bel Pires

Contramestre Paulo Magalhães

 

 
 
 

Proext promove debates sobre extensão

Descrição: 

 

]

 

 

Cinzas

Descrição: 

 

Como reescrever histórias milenares de mulheres numa perspectiva feminista e contemporânea? O que essas personagens têm a nos dizer nos dias de hoje? A partir dessas perguntas surge CINZAS, peça composta por quatro monólogos de mulheres em chamas que vai ser apresentada no YouTube no dia 07/12 as 20h no congresso da UFBA, ficando disponível na TV UFBA.  

 

CASSANDRA, a silenciada que ainda fala, mesmo sabendo que não será ouvida. MEDÉIA, a expatriada, traída pelo homem a quem deu tudo. IFIGÊNIA, a sacrificada em nome da guerra dos homens. JOANA D'ARC, a guerreira gloriosa queimada como bruxa pela inquisição. Em meio aos destroços do poder que corrompe e destrói, essas mulheres falam, questionam, afirmam seus lugares e criam um novo espaço, uma nova perspectiva de mundo.

 

CINZAS , escrito e dirigido por Clara Romariz, traz à tona um mundo patriarcal no qual essas quatro mulheres, ligadas tragicamente pelo fogo, resistem em meio aos destroços da guerra.

 

 

 

 

 

3º Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas

Descrição: 

 

A programação do 3º Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas, cujo tema "O Potencial Econômico e Criativo das Quadrilhas", está em sintonia com os debates da atualidade em torno das atividades das quadrilhas em todo o Brasil, principalmente em relação à forte movimentação financeira na contratação de profissionais e serviços, necessários para a construção dos espetáculos juninos, em milhares de reais, e como será o impacto financeiro pós pandemia com o cancelamento das festas juninas por dois anos seguidos.
 
Este ano teremos uma novidade especialíssima: a RODA DE QUADRILHEIROS E PESQUISADORES JUNINOS, vai apresentar mestrandos e doutorandos que estão desenvolvendo pesquisas acadêmicas na Universidade Federal da Bahia, em diferentes programas de pós graduação, tendo as quadrilhas como seus objetos de pesquisa, a partir das suas experiências como quadrilheiros juninos. Isso é maravilhoso gente!
 
A nossa programação foi pensada com muito carinho, levando em consideração a diversidade de instituições, a paridade de gênero, nas mediações e nos participantes, e a articulação com quadrilheiros do interior da Bahia, visando descentralizar as ações que tendem a ocorrer, na maioria das vezes, na capital do Estado.
 
Sendo assim ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES para este terceiro fórum, bastando apenas acessar o link que está em nossa Bio e preencher os dados. Aqueles que acompanharem a nossa transmissão receberão certificado emitido pela Universidade Federal da Bahia.
 
Este evento é uma realização do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas, com apoio financeiro da Universidade Federal da Bahia, através da Pró-reitoria de Extensão - PROEXT, com apoio institucional da Escola de Dança, dos grupos de pesquisa Cones e Gira.
 
Será transmitido pelo YouTube e terá acessibilidade em LIBRAS.
 
ARTE: @adna.rodrigs
 

Páginas