Cinema e Autismo, experiência de êxito

Share/Save

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, último sábado, em Salvador foi celebrado intensamente, inclusive, com sessão de cinema adaptada a pessoas com autismo. O filme Minions foi apresentado na Saladearte da UFBA com as luzes parcialmente acesas e o som reduzido.

A sala de exibição rapidamente foi ocupada, no entanto, o público excedente pode desfrutar, nfoyer e na antessala do cinema, de atividades e brincadeiras coordenadas por estudantes de Psicologia da UFBA; e também da apresentação de duas mães de autistas, que relataram suas experiências. 

Para a tradutora e professora de inglês Daniela Porto, idealizadora da atividade, "a importância do projeto Cinema e autismo se dá em vários níveis; ele é importante porque promove inclusão do público autista, que, assim, ganha visibilidade e passa a desfrutar dos bens culturais. Além disso, promove o convívio igualitário entre autistas e não autistas. O cinema é corriqueiro na vida das pessoas, mas para autistas, o som alto e a escuridão da sala de cinema são fatores que dificultam sua ida ao cinema; até porque, muitas vezes, eles estranham essas condições e se inquietam; e seus pais e responsáveis, portanto, evitam constrangimentos e não os levam". Afirmou Daniela, mãe de Gabriel, 14 anos, autista. 

Daniela, além de reconhecer toda a importância de sua iniciativa, se entusiasmou com a excelente receptividade ocorrida no sábado, 02 de abril e já pensa, não só numa próxima sessão, mas em outras atividades que fomentem a inclusão, a participação e a visibilidade do público autista.

Além de uma conquista social, uma bela iniciativa, que desconstrói paradigmas e promove a democratização do acesso a um público, até então, pouco assíduo nas salas de cinema da cidade.

*Imagens gentilmente cedidas por Via Lua - registros de vida e arte.

 

 

Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.