Inscrições para Edital Cursos Livres UFBA/MAM encerram em 18/02

Os interessados em submeter propostas ao Edital PROEXT/Cursos livres UFBA/MAM-BA 2014 tem até o dia 18 de fevereiro. A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) apoiará seis cursos de extensão nesta segunda edição do Programa de Cursos Livres. O Programa visa a realização de ações gratuitas de formação voltadas para a sociedade em geral através do oferecimento de  cursos  de  extensão  universitária  de  caráter  interdisciplinar   no  ambiente  extra-acadêmico, apresentando, a cada edição, uma temática central.

Sob a temática “É Tudo Nordeste?", tema aliado à proposta curatorial da 3ª Bienal da Bahia, esta segunda edição do Programa busca estimular reflexões acerca dos processos constitutivos da experiência cultural e histórica do Nordeste, tendo em vista a perspectiva baiana e seu diálogo com o Brasil. Propõe-se discutir ainda a permanência ou a falência de conceitos como regionalismo, determinismo e a ocupação física e mental de territórios. Com "É tudo Nordeste?" se pretende realizar uma arqueologia de credos, ideias e fantasias, utopias e rituais, ordens e comandos, sensibilidades, políticas, percepções e reações que terminaram definindo, na cultura brasileira, o que o Nordeste é, ou, em muitos e presentes momentos, o que deveria ser.

No ano passado, o tema central do edital foi: “Como ser feliz no Século 21?”. Na ocasião, foram oferecidos os seguintes minicursos: Economia criativa: conceituações contemporâneas e aplicabilidade na Bahia; Gestão financeira de projetos culturais: dos princípios orçamentários à prestação de contas; Educação financeira e cooperativismo; Economia na cultura afro-brasileira e indígena: análise sobre como o ensino da história pode influenciar a economia; Brasil, terra promessa? Crise européia e novas dinâmicas nos processos migratórios; A promoção de saúde e o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia; Entre muros: memórias coletivas; Produção de novas substâncias e os impactos socioambientais: o que a química tem a ver com isso?; Possíveis iconografias da diáspora: um diálogo entre as artes visuais, moda e música; e Porque e como fazer novas formas de vida: direitos dos povos e comunidades tradicionais.

O  Edital PROEXT/Cursos livres UFBA/MAM-BA 2014 conta  com  recursos  no  valor  de  R$  15.600  (quinze  mil   e  seiscentos  reais)  e apoiará  até  06  (seis)   propostas  de  cursos  de  extensão  no  valor   de  até  R$  2.600  (dois  mil   e seiscentos reais). Serão contempladas até duas propostas por eixo. Poderão submeter propostas os professores do quadro permanente da UFBA que não estejam inadimplentes com a PROEXT quanto à apresentação de relatório final de ação de extensão cadastrada no SIATEX. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta ao  presente  Edital através do SAPEX (www.sapex.ufba.br).  O  proponente  deve  ser   o  coordenador   da  proposta  e  participar   do  corpo docente do curso.