ICS recebe curso de biologia celular e molecular

O I Curso de Extensão Teórico-Prático de Biologia Celular e Molecular acontece das 8h às 12h, de 30 de setembro a 04 de outubro, no Instituto de Ciências da Saúde. Coordenado pelo professor do ICS Marcus Welby-Borges, a atividade se destina aos estudantes de graduação da área de saúde. No total, serão 30 selecionados e a inscrição pode ser realizada até 20 de setembro pelo blog http://www.biocelmol-ufba.blogspot.com.br/.

CartazEntre os objetivos principais estão os de caracterizar as vias metabólicas celulares e de discutir as alterações e disfunções mitocondriais causadoras de doenças. Além do coordenador, participa do curso a professora do Instituto de Biologia da UFBA Tânia Regina Silva. Contemplado no Edital PROEXT/Cursos 2013, uma das proposta da ação é complementar os conteúdos que são pouco explorados pelo currículo dos cursos de saúde.

Os estudantes aprenderão os processos básicos de obtenção e transdução de energia em células animais, analisando a origem desses sistemas. O metabolismo  energético é fundamental para toda a biologia da célula já que muitos processos, como síntese de proteínas, transporte de moléculas, contração muscular, batimento de cílios flagelos, entre outros, implicam em gasto energético.

O quê: I Curso de Extensão Teórico-Prático de Biologia Celular e Molecular

Participantes: professores da UFBA Marcus Welby e Tânia Regina Silva

Quando: das 08 às 12h, de 30 de setembro a 04 de outubro

Onde: Instituto de Ciências da Saúde