Extensão | Estudantes indígenas lançam livros através do projeto Livro-Lugar

Jovens estudantes indígenas lançam livros através do projeto de extensão Livro-Lugar da UFBA

Em romance que pauta identidade, pertencimento e o desterro em ficção, e em coleção de dados biográficos, contos e cantigas de lideranças, livros movimentam-se por diferentes territórios com as palavras e imagens escolhidas por seus autores.

O projeto LIVRO-LUGAR convida e encoraja estudantes a percorrerem seu território poeticamente, por entre memórias, histórias e situações de troca, tomando seu Lugar como um Livro aberto, território de possibilidades poéticas e estéticas, alfabéticas ou não. Para muitos e muitas estudantes que, porventura, precisam estar fora de suas aldeias e quilombos na vida acadêmica presencial, este projeto mobiliza também um acolhimento.

Assentados na coleção LIVRO-LUGAR em co-realização com o selo editorial EDTÓRA, do coletivo baiano Sociedade da Prensa, os livros “O que falam as águas?”, do escritor indígena Ezequiel Vitor Tuxá, e “Tecendo histórias do meu lugar”, de Ane Kethleen Pataxó, serão lançados em evento na UFBA, no Teatro Experimental da Escola de Dança (UFBA), no dia 25 de novembro, das 18h às 20h, com a presença de lideranças da aldeia Tuxá Kiniopará e da aldeia Tibá localizadas, respectivamente, em Ibotirama e Cumuruxatiba, na Bahia, em evento que prevê roda de conversa, mostra de documentário, roda de cantos indígenas (Awê), venda e autógrafo de livros pelos autores.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do estado da Bahia

.

Livros

O primeiro romance do escritor indígena Ezequiel Vitor Tuxá  “O que falam as águas?”, pauta identidade, pertencimento e o desterro sofrido por sua comunidade por conta da construção da hidrelétrica de Itaparica. Na ficção, durante uma falta de água em Porto dos Enxutos, uma onda de problemas atinge a população, que precisa utilizar a água do rio para realizar suas atividades diárias. Inconveniente para todas as pessoas, mas para Joaquim uma oportunidade de mergulhar em sua própria história.  História que há muito foi afogada.

Já o livro de Ane Kethleen Pataxó “Tecendo histórias do meu lugar” conta a história de Luciana Zabelê e Cacique Zé Fragoso, reunindo dados biográficos, contos e cantigas dessas lideranças Pataxó do Extremo Sul da Bahia, contadas por sua descendente, que tece as histórias de seu lugar e registra para as futuras gerações a história de seu povo.

Sonho de universidade

Fazer transitar essas narrativas vai ao encontro do sonho de uma outra universidade que fomenta uma ecologia de múltiplos saberes e põe em roda os conhecimentos produzidos nas aldeias, nas matas, nas salas de aula, nos grupos de pesquisa, em espaços de luta e em tantos outros lugares possíveis. É no rastro desta universidade pluriepistêmica que esta coleção de livros movimenta-se por diferentes territórios e lança mão de uma série de narrativas contadas e impressas com as palavras e imagens escolhidas por seus autores.

Ação de extensão

Como uma ação de extensão que pretende conectar a universidade e as comunidades tradicionais, mobilizando afetos e sabenças, o projeto LIVRO-LUGAR, coordenado pela artista professora Laura Castro, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA, pretende criar rotas múltiplas de divulgação das produções de estudantes, como ação também de luta pela terra, de luta pela vida. O livro, assim, como um dispositivo que acende o encontro com outras pessoas, comunidades e organizações, fomenta alianças. O lançamento do livro tem o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão da UFBA e da Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas da Escola de Dança a partir da parceria com o grupo de pesquisa Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em dança.

Jovens indígenas

Ezequiel Vitor Tuxá nasceu em Ibotirama, Aldeia Tuxá Kiniopará, Bahia, em 1997. É artista, estudante de psicologia, escritor e pesquisador. Lecionou as matérias Cultura Indígena e História, no ano de 2015, no colégio indígena de sua comunidade (ensino fundamental II). Em 2016 mudou-se para Salvador para estudar Psicologia na Universidade Federal da Bahia, e desde então vive em trânsito entre as duas localidades. Através de um trajeto criativo dentro de seu próprio território, realizou os projetos Audiolivro Tuxá Kiniopará: um presente do passado para o futuro e também o Álbum Sonoro Tuxá Kiniopará, ambos disponíveis no youtube e spotify. O que falam as águas? é seu livro de estréia.

Ezequiel Vitor Tuxá

Ane Kethleen Pataxó nasceu em Cumuruxatiba, Prado, Bahia, em 2000.É estudante, artista,  escritora indígena e pesquisadora. Em 2018, mudou-se para Salvador para estudar fisioterapia na Universidade Federal da Bahia, e um ano após, 2019, passou a integrar o projeto de extensão Livro-Lugar. Em 2022, realizou junto a sua comunidade o documentário Awê - Contos e Cantos do Cacique Zé Fragoso, premiado pelo Cultura na Palma da Mão (Prêmio Aldir Blanc), e em 2022, lança seu primeiro livro Tecendo histórias do meu lugar, premiado pelo edital Setorial de Culturas Identitárias 2019.

Ane Kethleen Pataxó

Lançamentos dos livros  “O que falam as águas?”, de Ezequiel Vitor Tuxá e  “Tecendo histórias do meu lugar”, de Ane Kethleen Pataxó, com participação especial de lideranças da aldeia Tuxá Kiniopará (Ibotirama) e da aldeia Tibá (Cumuruxatiba)

Data: 25 de novembro de 2022, das 18h às 20h no Teatro Experimental - Escola de Dança da UFBA

Endereço: Avenida Milton Santos, s/n, Ondina | Salvador - Pavilhão de aulas Raul Seixas