Convidado do Café Científico da UFBA lança livro sobre restauração

Livro Ecologia da Restauração, de Efraim Rodrigues. Fonte: CapaEcologia da Restauração é a nova obra de Efraim Rodrigues, Doutor pela Universidade de Harvard e professor da Universidade Estadual de Londrina. O livro tem lançamento previsto para sexta-feira (14/06), mas quem comprar a obra antes da data pagará R$ 89,60, com os custos da entrega sob responsabilidade da Editora Planta. O valor de capa será R$ 128,00.

O livro traz uma coletânea de histórias sobre restauração, desde Darwin brincando de Deus no meio do Atlântico e compra de terreno por um professor até mulheres Africanas que se sustentam com a técnica. Ecologia da Restauração vem sendo escrito há 12 anos, quando o autor lançou Biologia da Conservação, sua primeira obra. Os dois livros são complementares, pois o primeiro tratava da extinção das espécies, enquanto o segundo focaliza os caminhos para se ‘consertar’ a degradação da natureza.

Veja uma amostra da obra!

Segundo Efraim Rodrigues, esse é o primeiro livro sobre ecologia da restauração com ênfase tropical, ainda que possua outros exemplos. O autor tentou trazer uma visão ampla sobre o tema, com mais de 800 referências, dede livros e artigos científicos, até sites diversos, produções jornalísticas, filmes e vídeos no Youtube. “Assim como em Biologia da Conservação, este novo livro é fartamente ilustrado, com 123 imagens coloridas”, ressalta.

A ecologia da restauração é o campo que trata, na prática, da recuperação ambiental, tornando possíveis as condições originais da flora, fauna, solo e clima. Na concepção de Rodrigues, a preservação é imprescindível porque uma recuperação de ecossistema leva no mínimo 15 anos para ser feita, sendo necessário um estudo das áreas para se saber quais espécies existiam no local.

Efraim Rodrigues é o responsável pela conferência Ecologia da Restauração, a restauração da ecologia?, que ocorre às 18h no dia 17 de junho (segunda-feira), na Sala de Arte da UFBA, pelo Café Científico da UFBA. O projeto é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da universidade, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e com a LDM – Livraria Multicampi.

Efraim Rodrigues. Fonte: DivulgaçãoEfraim Rodrigues

Doutor pela Universidade de Harvard e professor na Universidade Estadual de Londrina, Rodrigues prestou consultoria para o Projeto de Cooperação Internacional Fodepal, da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU, e escreveu os livros Biologia da conservação e Histórias impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Atua também como professor visitante nas universidades UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Unidade Duke – EUA.