Conheça o Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia/UFBA

O Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, fundado há mais de quatro décadas, vinculado ao Departamento de Análises Bromatológicas, está envolvido no processo de integração da Universidade e Sociedade, atendendo às atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação, além de prestar serviços favoráveis à sociedade proporcionando assim condições necessárias para o controle de qualidade de alimentos.

A partir da década de 1970, o Laboratório de Bromatologia passou a realizar análises físico-químicas e microscópicas em alimentos, a fim de atender as exigências dos órgãos de fiscalização na produção de alimentos, associado ao aumento da demanda de solicitações por parte das empresas produtoras de alimentos e bebidas, iniciando assim a prestação de serviços através de atividades de Extensão.

Atualmente, o Laboratório de Bromatologia presta relevantes serviços no controle de qualidade de alimentos e bebidas, contribuindo, portanto, para a melhoria do controle de qualidade dos mesmos, provenientes de pequenos, médios e grandes produtores, frentes as exigências dos órgãos governamentais que estabelecem critérios e padrões de qualidade e identidade para alimentos. Oferece também palestras, cursos e treinamentos relacionados ao controle de qualidade físico-químico de alimentos e bebidas.

Os recursos capitados através dos serviços de extensão viabilizam a manutenção das atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, oferecimento do estágio modular IV e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), bem como no estágio final, além de suprir as necessidades referentes às pesquisas de iniciação científica de mestrado e doutorado. O Laboratório funciona sob a responsabilidade de professores qualificados e com apoio de profissionais com formação acadêmica na área de alimentos e técnicos de laboratório com experiência comprovada. Buscando melhorias em suas atividades, o Laboratório de Bromatologia implantou e implementou um Sistema de Gestão da Qualidade em atendimento aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, e assim conseguiu a acreditação (CRL 1042) concedida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) e Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (Portaria DAS Nº 343, de 18 de Setembro de 2014). Sendo o único laboratório credenciado ao MAPA e acreditado pela rede metrológica (Inmetro) , do nordeste, para análise físico-química de vinhos, vinagres e sucos, e ainda melhor localizado dentro da UFBA, que é uma instituição pública e de qualidade, com inclusão social, transparente, e sensível a todas as conquistas do seu corpo docente.

Visite o site do laboratório e saiba mais: http://www.bromatolab.far.ufba.br/

Coordenação: Maria Eugênia de Oliveira Mamede
Vice-coordenação: Marluy Pires Ramos