Cinemas em Rede | Retratos de Identificação

A sessão do Cinemas em Rede de maio acontece dia 19, quinta feira.

Desta vez, o filme exibido será Retratos de identificação (Anita Leandro, Brasil, 2015), um longa metragem contundente e revelador.

Durante a ditadura militar, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações. Hoje, dois sobreviventes da tortura veem, pela primeira vez, as fotografias relativas às suas prisões. Antônio Roberto Espinosa testemunha sobre Chael Schreier, com quem conviveu na prisão. Já Reinaldo Guarany relembra sua saída do país e fala sobre Maria Auxiliadora Lara Barcellos, com quem viveu em Berlim.

Anita Leandro, diretora do filme, é documentarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seis anos, deu aulas de cinema na Université Bordeaux 3, onde coordenou o master profissional "Realização de documentários e valorizaçao dos arquivos". Realizou diversos documentários e instalações audiovisuais.

O Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:

O quêCinemas em Rede. Exibição de Retratos de identificação (Anita Leandro, Brasil, 2015).

Onde: Cinema da UFBA, Vale do Canela, Salvador-BA.

Quando: 19 de maio, às 19h.

Entrada franca.