Cinemas em Rede exibe (10/12) “Filhos de João, o admirável mundo novo baiano"

O Projeto Cinemas em Rede exibe na próxima terça-feira (10/12), às 19h, na SaladeArte da UFBA, o documentário “Filhos de João, o admirável mundo novo baiano”, de Henrique Dantas. O filme traz parte da história da música brasileira, no contexto dos anos 60, contando a história do grupo “Novos Baianos”. A realização deste projeto revela o universo estético e filosófico da banda e de sua ligação com uma das mais importantes figuras da nossa cultura: o cantor, compositor e um dos criadores da Bossa Nova, João Gilberto.

Após a exibição do documentário, o público poderá participar de um bate-papo com o Prof. Nelson Pretto, da Faculdade de Educação (FACED), e seus alunos da disciplina "Educação e Tecnologias Contemporâneas". Também estará presente o realizador do documentário Henrique Dantas.

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Henrique Dantas

Produtor Executivo: Henrique Dantas

Diretor de Fotografia: Hans Harold

Montagem: Bau Carvalho e Henrique Dantas

Produção: Adler Paz, Bau Carvalho e Solange Lima

Som: Nicolas Hallet e Paulinho Seabra

Duração: 76 minutos

Ano de Produção: 2009

Classificação Etária: Livre

Prêmios:

Festival de Brasília 2009

Prêmio de Público

Prêmio Especial do Júri

Prêmio de Utilização de Arquivo

Melhor filme - Júri Popular do Curta-SE 2010.

Melhor Filme - Júri Popular do In-edit Brasil, Festival Internacional de Documentários Musicais.

Considerado o melhor filme brasileiro do ano de 2011, em votação pela Crítica da Folha, e o segundo no geral, ficando atrás de "Árvore da Vida".

Assista o trailer aqui:  http://academiabrasileiradecinema.com.br/gp2012/filme/filhos-de-joao-o-a...

Sobre o Projeto Cinemas em Rede

Pela primeira vez no Brasil, salas de cinema não comerciais exibem filmes e curtas por meio da internet de alta capacidade.  Quatro cidades participam do projeto Cinemas em Rede, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP): São Paulo – Cinemateca Brasileira, CINUSP e Escola de Comunicações e Artes (ECA); Salvador – Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Porto Alegre – Sala Redenção – Cinema Universitário (UFRGS); e em Recife, na Fundação Joaquim Nabuco. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real, entre estes pontos de cinema. Exibir em tempo real a programação entre os pontos é apenas uma das possibilidades do Projeto Cinemas em Rede. Várias outras possibilidades de interação e compartilhamento estão sendo pensadas para breve. O Projeto Cinemas em Rede – uma parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O Projeto Cinemas em Rede na UFBA é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).