Café Científico Salvador debate a exibição de nativos indígenas em exposições científicas

O primeiro evento do Café Científico Salvador 2014 será realizado no dia 7 de fevereiro, às 18h, no Auditório da Biblioteca Pública dos Barris. O convidado da edição é o Profº. Juanma Sánchez Arteaga, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA) que ministrará palestra cujo título é: “Zoológicos humanos? Exibições antropológicas dos séculos XIX e XX”.

Durante o século XIX e metade do XX, países Europeus e Americanos - inclusive o Brasil - organizaram diversas exposições antropológicas de caráter “científico” nas quais membros nativos de diferentes comunidades indígenas, especialmente transportados de suas terras para participar em tais eventos, foram exibidos publicamente com uma intenção educativa. No evento, será apresentada uma breve descrição de algumas dessas exibições, especialmente aquelas que na época foram consideradas pelos organizadores e pelo público como sendo de alto interesse científico para a popularização da ciência da época. “Trataremos de suscitar algumas reflexões concernentes tanto à popularização da ciência quanto à educação em ciência, em especial quanto aos valores ideológicos subjacentes ao conhecimento científico e aos processos de alterização que tem conduzido à marginalização, estigmatização e inferiorização de numerosos grupos humanos ao longo da história das ciências”, explica Artega.

O Café Científico Salvador é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), LDM -Livraria Multicampi, Tribuna da Bahia e Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.

Mais informações: (71) 3283-6568 ou http://cafecientificossa.blogspot.com