1ª Edição de Aú: A UFBA e os/as Mestres/as de Capoeira

Share/Save

   

“A capoeira é uma escola de cada dia, que dura por toda a vida e serve tanto aos homens como às mulheres” (Mestra Jararaca).

 

PROEXT promove o encontro de Mestres e Mestras da Capoeira, que será realizado no dia 10 de maio, às 15 horas, na Praça das Artes, Campus de Ondina.

É a 1ª Edição de AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira, que integra o Programa Desfronteiras, um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho). 

Nesta edição, os convidados são Mestra Jararaca e João do Boi (Chula de São Braz).

João do Boi | Nascido em 13 de junho de 1944, João Saturno não podia ser Antônio, como o santo do dia. Mas, seu irmão mais velho, Alumínio, já tivera seu batismo. Ficou então com o nome do segundo santo junino, João. Conhecido como João do Boi, o grande compositor, cantador e tocador de chulas é mestre da cultura popular do recôncavo baiano. Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), aprendeu a arte de “gritar” chula e tocar pandeiro com o pai, que era exímio sambador. “Cantar Chula e ser sambador é pra mim a maior felicidade que Deus me deu na vida", diz emocionado João do Boi. Morador da vila de São Brás, vizinha de Santo Amaro é também vaqueiro, marisqueiro e agricultor. Criou junto com seu irmão Antônio Saturno (Alumínio – falecido em 2014) o grupo Samba Chula de São Braz e gravou o cd “Quando Dou Minha Risada Ha, Há” no ano de 2009. Pelo grupo, participou de festivais e fez apresentações no Brasil e no exterior. Após vinte anos do grupo anterior resolveu fundar um novo, o Samba Chula João do Boi.

Mestra JararacaValdelice Santos de Jesus, a Mestra Jararaca, é a primeira mestra de Capoeira Angola da Bahia. Iniciou-se na capoeira aos 11 anos, contrariando seu pai, que considerava a prática um costume de meninos. Frequentava as rodas com sua irmã mais velha, Ritinha, aluna do Mestre João Pequeno. Teve que se afastar, e, ao voltar em 1989, não demorou muito para tornar-se professora na academia do Mestre João Pequeno. Posteriormente, tornou-se discípula do Mestre Curió, de quem recebeu o apelido de Jararaca, por se mover como uma cobra, destacando-se das demais. Em 2001 recebeu do Mestre Curió o título de Mestra de Capoeira Angola. Seus dois filhos, Luiz e José Carlos, também seguem a trilha da vadiagem de angola. Mestra Jararaca, com sua competência e capacidade, fortalece a presença da mulher na capoeira.

Em projeto experimental em 2016, 8 reconhecidos/as Mestres/as da Capoeira (Pelé, Bola Sete, Nenel, Cafuné, Cobra Mansa, Janja, Boca Rica e Virgílio) participaram de 4 eventos na Praça das Artes, com a comunidade da UFBA e os participantes dos grupos envolvidos, em rodas de conversas, com rodas e oficinas de capoeira, na perspectiva de construção de articulações entre os saberes, reconhecendo o notório saber dos mestres, com vistas ao fortalecimento das ações extensionistas na capoeira.

Serviço:

O quê: AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira | Uma ação integrada ao Programa Desfronteiras (PROEXT)

Quando: 10 de maio, quarta-feira, às 15 horas. 

Onde: Praça das Artes, Campus de Ondina.

ENTRADA FRANCA

 

 
Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.